Na hora de você negociar um imóvel, muitas vezes você proprietário ou você comprador, ficam na dúvida se devem contratar o corretor de imóveis ou negociar por contra própria. Há quem acredite que dispensando o corretor imobiliário, estará economizando dinheiro por não precisar pagar comissão de corretagem. O que, em muitos casos, acaba ocorrendo o contrário.
O corretor imobiliário é responsável por intermediar toda a relação comercial do imóvel negociado entre vendedor e comprador, avaliando a propriedade a ser vendida, comprada, alugada, permutada ou administrada e, disponibilizando todas as informações necessárias aos clientes interessados.
Avaliar, divulgar, atender e negociar; tudo isso exige traquejo, sendo indispensável a contratação de um profissional imobiliário. Confira alguns motivos para você refletir sobre a importância de contratar os serviços do corretor Imobiliário.
1 - Avaliação do imóvel.
Tanto você comprador como você proprietário querem pagar o devido valor do imóvel em negociação. E o corretor é profissional competente para fazer a avaliação do seu imóvel negociado, através de normas técnicas o corretor elabora um laudo que informa e justifica o valor atribuído ao imóvel, evitando assim que vocês percam dinheiro. Com todos os detalhes da avaliação em mãos, o corretor também elabora um plano de atendimento capaz de dirimir todas as dúvidas inerentes do negócio.
2 - Disponibilidade de tempo.
Assim como a maioria das pessoas, você também tem suas ocupações, e a falta de tempo para mostrar o imóvel, além de prorrogar a negociação, interfere inevitavelmente nos seus afazeres proporcionando prejuízos e contratempos. Uma grande vantagem em contratar um corretor é que ele está disponível para mostrar o imóvel para você na hora desejada e quantas vezes for necessário.
3 - Divulgação do imóvel.
A divulgação é o cartão de visita do imóvel comercializado, trabalhá-la de forma atrativa para um público específico é uma gestão comercial que o corretor imobiliário executa com sucesso. Suas experiências juntamente com sua carteira de clientela agilizará os seus negócios. Outro fator importante, é o ponto referencial que o corretor exerce na sociedade, é costume das pessoas recorrem a um corretor ou imobiliária para se inteirar dos imóveis comercializados em determinada região.
4 - Documentação.
O corretor de imóveis é encarregado de mostrar toda a documentação quando a negociação estiver avançada. Imóvel empenhorado, pessoa capaz de executar a transação, dívidas do proprietário, impostos do imóvel, todas essas coisas poderão trazer complicações para o negócio. O corretor imobiliário cuidará da idoneidade de ambas as partes proporcionando segurança na comercialização do seu imóvel.
5 - Concretização do negócio.
Depois que o negócio é fechado existe muito trabalho pela frente e o corretor se encarrega de realizá-lo. As partes devem ser consultadas e a documentação providenciada junto aos órgãos competentes afim de legalizar o negócio. Como o corretor já tem experiência nesse trabalho todo o processo acontece com mais rapidez e segurança e você não perde tempo nem passa por aborrecimentos.
Agora que você observou algumas vantagens em contratar um corretor imobiliário, procure um profissional credenciado. A profissão é regulamentada pela Lei N° 6.530 de 12 de Maio de 1978. E é extremamente importante que ele seja credenciado para assegurar todas as tramitações legais do negócio e ainda, quando for o caso, você poderá requerer na justiça o ressarcimento de prejuízos causados por uma má corretagem. Por fim, e aconselhável que você tenha um corretor imobiliário de sua confiança afinal ele terá acesso a chave do seu imóvel e também de todos os seus dados pessoais. Boa sorte!